jueves, 16 de abril de 2020

Histórias da Queerentena - Seleção de testemunhos, vivências ou reflexões sobre a pandemia do coronavirus







Para muitas de nós, as medidas de distanciamento social durante a pandemia do Covid-19 têm provocado uma alteração radical no ritmo cotidiano das nossas vidas. Porém, as maneiras que vivemos este período diferem muito entre si. Não é a mesma coisa trabalhar todos os dias fora de casa, fazer home office ou estar desempregada; conviver com um grupo de amigxs ou morar sozinha; viver em um bairro com boas condições urbanas e acesso à saúde ou em um lugar com carência de serviços básicos. Também há diferenças entre contar com apoio familiar nestes dias ou ter sido expulsa de casa há anos por ser travesti, bicha ou sapatão.
Algumas estão, antes de tudo, preocupadas com a própria saúde, com a saúde das pessoas próximas, tentando melhorar a situação de coletivos vulneráveis ou apreensivas com mudanças em suas práticas sexuais. Outras, com tudo isso ao mesmo tempo - ou talvez com nada disso. Não procuramos histórias exemplares, muito menos julgar a história de ninguém, mas sim reunir narrativas pessoais que demonstrem que não existem duas QUEERENTENAS iguais entre si. 
É justamente com esse objetivo que queremos coletar vivências, testemunhos e reflexões - escritas em primeira pessoa do singular - das dissidentes sexuais, de gênero e relacionais frente à pandemia do Covid-19 no Brasil.
PARTICIPANTES
A convocatória está dirigida a todas as pessoas do espectro LGBTQIA+ brasileiras, às comunidades BDSM, às kinks, às poliafetivas e às anarquistas relacionais. NOTA: Entendemos essas nomenclaturas como um ponto de partida, não de chegada. Por isso, se acha que este concurso é para você, apesar de não se encaixar nas categorias anteriores… envie sua proposta! Queremos deslocar as barreiras levantadas pelo Covid-19 e não levantar outras novas. 

TEXTO
Entre 1.500 e 2.500 palavras, em Times New Roman, espaçamento 1,5, e com um título de não mais de 15 palavras.


ENVIOS
Enviar e-mail até o 15 de Junho de 2020 a: queerentena19@gmail.com 
No assunto do e-mail, escrever "Histórias da Queerentena". Incluir no arquivo os seguintes dados: Nome completo ou nome social (ou pseudônimo com o qual queira publicar seu trabalho), autoidentificação (lésbica, travesti, bissexual, assexual, intersexual, poli, raça… qualquer combinação é válida. A lista incluída em PARTICIPANTES é só orientativa), idade, cidade, estado, e-mail, telefone de contato. Se você preferir que seu texto seja publicado com um pseudônimo, envie dois arquivos, um com os dados anteriormente citados e outro com o nome de sua escolha. O nome do arquivo deve diferenciar qual deles é a versão com pseudônimo. 

PRÊMIO
O prêmio consiste na publicação do trabalho. Os trabalhos selecionados farão parte de um livro digital e impresso, coeditados pela Editorial Centro de Estudos Sociais da América Latina (Equador), o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e a editorial Devires. Nenhuma destas publicações terá fins lucrativos.

JURI
Fran Demetrio, Gilmaro Nogueira,  Joao Manuel de Oliveira,
 Pablo Pérez Navarro, Sara Wagner York, Tatiana Carvalho Costa. 
O resultado será anunciado na primeira semana de Julho de 2020. 
Participar deste Concurso implica aceitar as orientações 
e consentir à publicação dos textos submetidos.
Não cabe recurso à decisão do juri.

No hay comentarios:

Publicar un comentario